
É um dos maiores centros culturais do Brasil, localizado em Fortaleza, Ceará.
Idealizado pelo então secretário da Cultura e atual Presidente do Instituto Dragão do Mar, o jornalista Paulo Linhares, e o então Governador do Estado do Ceará, Ciro Gomes, na década de 90. O espaço foi entregue à população pelo governador Tasso Jereissati, em 28 de abril de 1999. São 30 mil metros quadrados de área dedicada à arte e à cultura, com atrações como o Museu da Cultura Cearense, o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, Planetário Rubens de Azevedo, Teatro Dragão do Mar, Salas do Cinema do Dragão, Fundação Joaquim Nabuco, Anfiteatro Sérgio Mota, Espaço Rogaciano Leite Filho, Biblioteca Leonilson, Auditório, Multi-galerias e espaços para exposições itinerantes e Parque Verde.
O centro é vinculado ao Porto Iracema das Artes, à Biblioteca Pública Menezes Pimentel e à Escola de Artes e Ofícios Thomas Pompeu Sobrinho. Há ainda a Praça Verde, que abriga mais de quatro mil pessoas e também grandes shows nacionais e internacionais. O Centro Dragão do Mar é um espaço destinado ao encontro das pessoas, ao fomento e à difusão da arte e da cultura.
A arquitetura do Centro Dragão do Mar é caracterizada por suas linhas arrojadas, concebidas pelos arquitetos Fausto Nilo e Delberg Ponce de Leon, que contrastam com os casarões do centro histórico de Fortaleza, construídos no início do século passado. Erguido em uma antiga área portuária, o centro possui em seu entorno, uma série de bares, boates, restaurantes, lojas de artesanato, corredores comerciais, espaços culturais e teatros.
O centro congrega vários espaços destinados a realização das mais diferentes atividades, onde o lazer urbano, a produção e difusão da artística e cultural são o foco. Dentre eles:
Biblioteca Estadual do Ceará: Denominada de Biblioteca Pública Menezes Pimentel, localizada ao lado do complexo do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Importante fonte de pesquisa para estudantes, professores e pesquisadores, a Biblioteca Pública Governador Menezes Pimentel possui um acervo composto por 70 mil volumes e 40 mil títulos. A Biblioteca Pública do Ceará dispõe do quarto maior acervo de obras raras do Brasil, das quais se destacam a coleção de jornais do século XIX e livros do século XV.
Museu da Cultura Cearense – MCC Dragão do Mar: é um espaço de 800 metros quadrados, dividido em seis salões, dedicado à história, produção artística e cultura popular cearense. É um museu que tem como proposta promover a difusão e a fruição do Patrimônio Cultural do Estado do Ceará, aplicando ações museológicas de pesquisa, preservação e comunicação, visando à inclusão e ao desenvolvimento sociocultural.
Museu de Arte Contemporânea – ocupa 700 metrosquadrados de área distribuídos em dois pavimentos, com um total de onze salas de exposição. Atualmente, conta com mais de mil obras em seu acervo, permitindo, além de pesquisas, a realização de exposições temáticas. As peças são de autoria de artistas plásticos brasileiros e estrangeiros.
Planetário Rubens de Azevedo: construído com tecnologia alemã, está entre os mais modernos do mundo, é o único no Brasil a projetar o arco-íris, através de 20 projetores multimídia. Tem capacidade para 90 pessoas e apresenta três sessões diárias, proporcionando grandes espetáculos na observação detalhada de estrelas, planetas e galáxias. Manifesta também a contemporaneidade da arte e cultura do Ceará através de apresentações semanais de dança e música de rua. Trata-se do “Planeta Hip Hop”, evento permanente realizado em parceria com a OSCIP MH2O do Brasil e que leva ao grande público a arte e as ações sociais da juventude periférica do Ceará e do Brasil.
Faça sua reserva agora. Mais informações:
Ligue: +55 (85) 3466-3800 / Whatsapp: (85) 9 8982-8009
reservas@praiamansahotel.com.br
Visite nosso website www.praiamansahotel.com.br